segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ábaco: a matemática dos chineses História


Ábaco: a matemática dos chineses
História





O Ábaco, primeira máquina de calcular da humanidade, foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonesas, russas e astecas.

Os ábacos contribuíram em muitos aspectos para o desenvolvimento da matemática, por exemplo, em áreas como a teoria dos números, a álgebra, e a trigonometria. Não se sabe quem inventou o ábaco, mas pensa-se que se desenvolveu independentemente em diferentes países.


Existem vários tipos de ábacos:


Ábaco antigo, não dá para abandonar o antigo, pois dele nasce o futuro e o futuro da matemática são as novas tecnologias.
-Ábaco Chinês






Ábaco bastante ilustrado






O Futuro Ábaco




O ábaco foi disseminado por toda a sociedade, com a mesma função, o que mudava era somente sua nomendatura: O Ábaco japonês é conhecido como SOROBAN, os recursos chamam de TSCHOTY.Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de 5 algarismo com a mesma rapidez que uma pessoa faz hoje utilizando uma calculadora digital, Ainda hoje depois de 3 mil anos da sua invenção, comerciantes de algumas regiões da Ásia utilizam ainda esse instrumento.




Definição para o ábaco



O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos.



Utilização

O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
O ábaco é instrumento bem sucedido que, segundo os estudiosos, foi uma invenção dos chineses para facilitar os cálculos, pois com o passar do tempo foi surgindo a necessidade de fazer “contas’ cada vez, mas complexas, assim inventaram o Ábaco, formando por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acordo com sua posição, representa a quantidade a ser trabalhada, contem 2 conjuntos de fio 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representam 5 unidades.









Atividade realizada com uma criança.
Atividade realizada com uma criança de 7 anos, não tinha o conhecimento de atividades realizada com ábaco, teve muita dificuldade no começo, mas depois de varias atividades conseguiu atingir o objetivo esperado, teve muita curiosidade de realizar a atividade. Já tinha o conhecimento de unidade, dezena e centena, mas não com a utilização de um ábaco, houve questionamento, pois ela queria saber aonde se localizava a unidade a dezena e a centena no ábaco, a quantidade que colocaria e quanta vale cada argola.















Lista de perguntas desafiadoras
Desafios

Atividade no ábaco para reconhecer a decomposição de número para crianças do 5° ano do ensino fundamental I

1- Pedro completou 1.960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto de:

a) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
b) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
c) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
d) 1 unidade de milhar, 90 unidades.  

É esperado que a criança explique as hipóteses de respostas, exemplo: porque a resposta (a) não é correta?


2- Um fazendeiro tinha 285 bois. Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles. Quantos bois esse fazendeiro tem agora?
(A) 266                     (B) 376                    (C) 476                   (D) 486 


O desafio pede uma adição e uma subtração com números naturais com base 
numa situação inicial. 

Intervenção 
Além dos problemas em que uma quantidade inicial aumenta ou diminui e se quer encontrar a final, proponha outros em que se busque achar a transformação. Por exemplo: preparei 18 pães de queijo e sobraram 6. Quantos pães as crianças comeram?

3- Joana gastou 28 reais e sobraram 20. Quanto ela tinha? Nesse caso, basta somar o dinheiro que sobrou ao que foi gasto.
A proposta é que a criança encontre o estado inicial, e não somente focar na sobra.


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