segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Matemática em nosso dia-a-dia.


A Matemática em nosso dia-a-dia


Nas atividades que foram propostas para o desenvolvimento do conceito da matemática abordam os seguintes temas:
O Calendário tem como objetivo trabalhar a noção de tempo, estar situado ao tempo real, os dias da semana, além de poderem trabalhar o tempo presente, o passado e o futuro, identificando assim a passagem do tempo.
Também poderá ser usado nas séries iniciais como fonte de informação numérica, pois constitui um instrumento com números até 31. Consultando-o, as crianças têm mais facilidade para ler e escrever números ainda não aprendidos de memória ou para relacionar o algarismo ao nome: recitando a série numérica e apontando no calendário, a criança descobrirá como o número se chama. Com essa e outras seqüências fica fácil começar a construir uma boa imagem mental da série numérica.
Quanto a trabalhar o Sistema Monetário as crianças aprenderão o sentido do dinheiro, o valor das notas, a contar, somar, pagar, e fazer o uso adequado do dinheiro, dessa forma também estarão aprendendo a adição e subtração.
Através da atividade do Sistema Monetário, os alunos são conduzidos a fazerem o cálculo mental.
 O cálculo mental é de grande importância para a aprendizagem da criança, pois através dele a criança é capaz de raciocinar, de fazer cálculos podendo levar à respostas exatas ou até mesmo aproximadas, trata-se de um cálculo pensado ou refletido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário