quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Possibilidades de Intervenções na Matemática

A matemática existe há muitos anos, mesmo sem que as pessoas as soubessem já faziam o uso da matemática, exemplo, para que os donos de animais soubessem que quantidade que tinham eles colocavam uma pedra para cada animal, ou seja, quando em sua “contagem” sobrasse uma pedra ele saberia que estava faltando um animal.
O estudo da matemática é muito importante para o aprendizado da criança, é interessante que a matemática seja trabalhada desde a educação infantil, para que os alunos comecem a desenvolver o gosto pela matemática.
O professor deve fazer as intervenções na aprendizagem da criança de acordo com a faixa etária da criança, como por exemplo: podemos trabalhar a soma e subtração usando jogos, palitos de sorvete, tampinhas, material dourado, ábaco, etc.
A adição está ligada a idéia de juntar, reunir, acrescentar.
A adição e subtração caminham juntas, enquanto uma ganha outra perde. Exemplo: João tinha 8 bolas, perdeu 2 bolas, com quantas bolas João ficou?
Também pode ser feito a pergunta de outra forma: João tinha 8 bolas, perdeu 2 bolas, quantas bolas João precisa ganhar para voltar a ter as 8 bolas?
           Com a divisão nós podemos ensinar os alunos a dividirem seus próprios materiais, mesmo que não sejam em partes iguais, a idéia é mostrar a importância da divisão, após os alunos entenderem a importância da divisão iremos mostrar a eles como trabalhar a divisão na matemática, exemplo: tenho 10 balas, vou dividir para 5 crianças, com quantas balas cada criança irá ficar?
           Devemos explicar caminhos diferenciados para que elas possam chegar ao resultado final, usando os dedos para contar, os palitos, fazendo desenhos na lousa, entre outros, do mesmo modo é trabalhado a multiplicação, iremos mostrar para acriança que a multiplicação nada mais é do que a soma de parcelas iguais, como por exemplo: 3x3= 9, quantas vezes o 3 cabe dentro do 9? Ou então 3 + 3 + 3= 9.
É muito importante ensinar as crianças que comparar quantidades, classificar e seriar são operações fundamentais no conceito de número, onde ela manuseia diversos tipos de materiais, conforme exemplos citados acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário