quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Diversos Tipos de Ábacos


NOME

PERÍODO
COMO USADO

Ábaco Romano
   
Foi criado por volta do século XIII e, era utilizado como um método normal decálculo . Era uma tábua com 8 sulcos (orifícios onde ficavam oscalculis), e em cada sulco inferior havia 5calculis (bolinhas de contagem) e, 4calculis no sulco superior. Seu funcionamento era semelhante a doábaco  atual.
Os ábacos romanos, noséculo XIII , eram usados para atender as necessidades dos artesãos, dos comerciantes, engenheiros e outros profissionais.


Ábaco Mesopotâmico

Os babilónios utilizavam este ábaco em 2700–2300 a.C..[4]  A origem do ábaco de contar com bastões[1]  é obscuro, mas a Índia , aMesopotâmia  ou oEgito  são vistos como prováveis pontos de origem.[5]  A China desempenhou um papel importante no desenvolvimento do ábaco.
O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos

ÁBACO ASTECA
De acordo com investigações recentes, ó ábaco Azteca (Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 D.C.
As contas eram feitas de grãos milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas.Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.
O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.

ÁBACO CHINÊS





A menção mais antiga a um suanpan (ábaco chinês) é encontrada num livro do século I  daDinastia Han Oriental , o Notas Suplementares na Arte das Figuras escrito por Xu Yue.[13]  No entanto, o aspecto exacto deste suanpan é desconhecido.
O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido. Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China excepto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.
ÁBACO JAPONÊS
Por volta de 1600 D.C., os japoneses adaptaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado deSoroban .
O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.

ÁBACO RUSSO
ábaco russo , inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty.
Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. O valor das colunas está representado na Figura 2. e a linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.
ÁBACO ESCOLAR


 


Ábaco escolar começou a ser utilizado numa escola primária dinamarquesa, no século XX.
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação infantil  e naeducação básica  como uma ajuda ao ensino dosistema numérico  e daaritmética . Nos países ocidentais, uma tábua com bolas similar ao ábaco russo mas com fios mais direitos e um plano vertical tem sido comum (ver imagem). O tipo de ábaco aqui mostrado é vulgarmene utilizado para representar números sem o uso do lugar da ordem dos números. Cada bola e cada fio tem exactamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100. A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco, ao invés de bolas ou outro material de contagem, quando se pratica a contagem ou a adição simples, é que isso dá aos estudantes uma ideia dos grupos de 10 que são a base do nosso sistema numérico. Mesmo que os adultos tomem esta base de 10 como garantida, é na realidade difícil de aprender.

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